Fórum Equestre - A Paixão pelo Cavalo!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Duvidas sobre cavalos registrados e cor de pelagem
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyTer Jul 22, 2014 11:51 pm por Jéssica Maciel

» Comprar um poldro
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyQui Out 24, 2013 3:31 am por geferson santos silva

» Aguamento tem cura total?
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyDom Out 06, 2013 6:12 am por luizfernandosilvy

» Licenciatura em Equinicultura - Escola Superior Agrária de Elvas/IPP
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyDom Ago 04, 2013 11:31 pm por GIC

» Agrária de Elvas inaugura Centro de Enfermagem Veterinária
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptySex Jul 12, 2013 4:56 pm por GIC

» Caimbras no cavalo
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyTer Out 30, 2012 2:32 am por Luiz Michel dos Santos

» Dificuldade
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyQua Jul 25, 2012 2:50 pm por Zagalote

» Lic. em Equinicultura na Escola Superior Agrária de Elvas
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyTer Jun 12, 2012 2:27 pm por GIC

» A Língua Silenciosa dos Centauros
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyQui Jan 26, 2012 8:03 pm por magali

» Aluguel de Baias/Cocheira
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptySeg Out 24, 2011 4:32 pm por samy

» Puro Sangue Lusitano
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyQua Set 07, 2011 7:23 pm por claudia almeida

» Os EUA ameaçam acabar com cavalos selvagens!!!
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptySáb Jul 02, 2011 5:01 pm por italo resende

» LICENCIATURA EM EQUINICULTURA - ANO LECTIVO 2011/12
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyTer Jun 28, 2011 1:38 pm por GIC

» Partilhar penso de Cavalo
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyQui Jun 09, 2011 12:12 am por Vitor Rita Diniz

» Vendo ração hormonizada 80%
Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? EmptyDom Abr 10, 2011 3:02 pm por comercialjocafa

Sabor & Tradição


Todo a tradição do sabor no seu novo Pronto-a-Comer

Visite-nos e disfrute de um espaço
onde encontra a côr,
o aroma
e o sabor
que sempre desejou!

Agora no Pinhal Novo

www.saboretradicao.com
saboretradicao@gmail.com

 
Quinta do Monte Novo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Mapa13

Quinta Do Monte Novo

A Quinta do Monte Novo é uma empresa do sector industrial e comercial


Conheça a nossa gama de produtos:
Arte Equestre



  • Selas e Selins
  • Artigos para Equitação
  • Artesanato
  • Peles
  • Louças Regionais
  • Cobres e Estanhos
  • Capotes Alentejanos
  • Artigos de Caça

Rua Diogo Cão, n.º 17,
7000 Évora
Telefone: 266 704 609
Fax: 266 704 609


Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

+2
António de Sabre
Admin
6 participantes

Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  Admin Ter Out 21, 2008 4:50 pm

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Melaco1

Ouve-se contanstemente falar dos efeitos do Melaço nos Cavalos.
Também é verdade que as opiniões divergem muito e são por vezes muito contraditórias.

Segundo a sua experiência, qual a sua opinião?

Dá melaço aos seus cavalos?
Se sim, em que quantidades?
Juntamente com a ração ou como goluseima?
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 39
Data de inscrição : 04/09/2008

https://alentrens.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Re: Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  António de Sabre Ter Out 21, 2008 5:12 pm

O meu veterinário diz sempre que melaço para os cavalos é como o vinho para mim Laughing

Ou seja, um copinho á refeição e não abusar hehe

Agora a sério, evito dar melaço aos meus cavalos, porque me foi dito que se for dado ao longo de um periodo de vários anos pode vir a danificar o figado!

Epá, eu não sei. mas eu cá não arrisco o meu fígado nem o dos meus cavalos Suspect
António de Sabre
António de Sabre

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Melaço

Mensagem  Taniae Ter Out 21, 2008 11:14 pm

Na minha opinião não como experiência mas como transmissão dessa, não se deve dar melaço a cavalos, torna-se um vicio para o animal esse sabor na ração e não trás benefícios.

Cool
Taniae
Taniae

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Re: Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  Alex_nico Qua Out 22, 2008 12:05 am

Já me disseram que a ração com melaço é pior e também já me disseram o contrário.
Em nenhum dos casos a pessoa em questão era veterinário, por isso não sei em quem confiar.

Alguma ajuda de alguém creditado era benéfico... Wink
Alex_nico
Alex_nico

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/10/2008

http://avidaeapaixao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Re: Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  Taniae Qua Out 22, 2008 12:12 am

Quem me disse que não era benéfico foi um professor Médico Veterinário, especializado em cavalos e com experiência. Apenas me recordo de dizer que se tornava um vicio para os cavalos, e na realidade não trazer beneficios quando fornecido na ração também pela necessidade de o animal ingerir mais água para compensar o açúcar do melaço. Contudo não sei especificar mais fundamento teórico, mas vou-me informar. Smile
Taniae
Taniae

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Re: Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  Alex_nico Qua Out 22, 2008 12:35 am

Agora sim, fiquei mais esclarecido.
Obrigado Taniae.. Cool
Alex_nico
Alex_nico

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/10/2008

http://avidaeapaixao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Re: Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  India Lua Qua Out 22, 2008 1:38 pm

Uma vez que é um tema que me tem preocupado bastante, tomei a liberdade de contactar a Universidade do Cavalo ( instituição com a qual tenho mantido algum contacto para esclarecimento de dúvidas ) e foi-me indicado que o melaço deve ser apenas dado a cavalos que pratiquem uma actividade mais exigente, como tracção diária ou saltos, por exemplo.

Isto porque o melaço é muito rico, uma fonte de energia e carboidratos, associado a uma boa percentagem de sais minerais, bastante útil para cavalos de trabalho. No entanto, nunca se deve dar juntamente com as doses de ração diárias a fim de os cavalos não se viciarem no sabor deste, tal como referiu a tania.

Até porque o melaço apenas favorece gordura e não musculo.
India Lua
India Lua

Mensagens : 35
Data de inscrição : 05/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Re: Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  JMOliveira Qua Out 22, 2008 3:26 pm

A questão do melaço não é um bicho de sete cabeças, como se julga. É até muito simples:

O melaço é um bom suplemento alimentar, como fonte de carboidratos e ferro e no combate à depleção proteica e aos baixos teores de hemoglobina.

Mas atenção que dei especial atenção à palavra suplemento!

Como sabemos, a hemoglobina é uma proteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. Logo é de extrema inportância.

Mas, como foi dito, não deve ser dado ao cavalo com frequência, mas a sua total ausência no organismo também não é favorável.

JMOliveira

Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos? Empty Re: Melaço: prejudicial ou favorável aos cavalos?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos