Fórum Equestre - A Paixão pelo Cavalo!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Duvidas sobre cavalos registrados e cor de pelagem
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyTer Jul 22, 2014 11:51 pm por Jéssica Maciel

» Comprar um poldro
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyQui Out 24, 2013 3:31 am por geferson santos silva

» Aguamento tem cura total?
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyDom Out 06, 2013 6:12 am por luizfernandosilvy

» Licenciatura em Equinicultura - Escola Superior Agrária de Elvas/IPP
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyDom Ago 04, 2013 11:31 pm por GIC

» Agrária de Elvas inaugura Centro de Enfermagem Veterinária
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptySex Jul 12, 2013 4:56 pm por GIC

» Caimbras no cavalo
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyTer Out 30, 2012 2:32 am por Luiz Michel dos Santos

» Dificuldade
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyQua Jul 25, 2012 2:50 pm por Zagalote

» Lic. em Equinicultura na Escola Superior Agrária de Elvas
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyTer Jun 12, 2012 2:27 pm por GIC

» A Língua Silenciosa dos Centauros
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyQui Jan 26, 2012 8:03 pm por magali

» Aluguel de Baias/Cocheira
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptySeg Out 24, 2011 4:32 pm por samy

» Puro Sangue Lusitano
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyQua Set 07, 2011 7:23 pm por claudia almeida

» Os EUA ameaçam acabar com cavalos selvagens!!!
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptySáb Jul 02, 2011 5:01 pm por italo resende

» LICENCIATURA EM EQUINICULTURA - ANO LECTIVO 2011/12
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyTer Jun 28, 2011 1:38 pm por GIC

» Partilhar penso de Cavalo
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyQui Jun 09, 2011 12:12 am por Vitor Rita Diniz

» Vendo ração hormonizada 80%
O que procurar num cavalo de trabalho? EmptyDom Abr 10, 2011 3:02 pm por comercialjocafa

Sabor & Tradição


Todo a tradição do sabor no seu novo Pronto-a-Comer

Visite-nos e disfrute de um espaço
onde encontra a côr,
o aroma
e o sabor
que sempre desejou!

Agora no Pinhal Novo

www.saboretradicao.com
saboretradicao@gmail.com

 
Quinta do Monte Novo

O que procurar num cavalo de trabalho? Mapa13

Quinta Do Monte Novo

A Quinta do Monte Novo é uma empresa do sector industrial e comercial


Conheça a nossa gama de produtos:
Arte Equestre



  • Selas e Selins
  • Artigos para Equitação
  • Artesanato
  • Peles
  • Louças Regionais
  • Cobres e Estanhos
  • Capotes Alentejanos
  • Artigos de Caça

Rua Diogo Cão, n.º 17,
7000 Évora
Telefone: 266 704 609
Fax: 266 704 609


O que procurar num cavalo de trabalho?

Ir para baixo

O que procurar num cavalo de trabalho? Empty O que procurar num cavalo de trabalho?

Mensagem  Admin Sex Set 05, 2008 3:38 pm

O que procurar num cavalo de trabalho? Wu16b10


A idéia de cavalo de trabalho formada pela maioria das pessoas, está relacionada aos muitos conceitos populares, passados de boca em boca, que quase sempre tornam o investimento da compra um pesadelo no futuro, fazendo o custo-benefício se distanciar e muito das expectativas geradas.

Na compra ou na criação, podemos dizer que para a escolha ser bem sucedida, temos que levar em conta quatro princípios fundamentais:

1- Morfologia

2- Temperamento

3- Capacidade de aprendizado

4- Material humano empregado no treinamento


Morfologia - A estrutura física do cavalo é determinante na escolha da atividade a ser desempenhada por ele. Um animal destinado a treinamento de rédeas, por exemplo, deverá possuir um equilíbrio corporal o mais próximo possível da utopia desejada; relacionando bem, tendões e ligamentos, ossos e músculos, comprimento e altura.

A massa corporal deverá ser presente, mas não ao ponto de impedir seu flexionamento, a saída de pescoço deverá ser alta e o mesmo forte e com o afogador fino (garganta), para evitar que o peso excessivo se transfira para a dianteira; a abertura de peito (distância entre os anteriores) se for muito acentuada, atrapalhará o cruzamento de mãos na hora dos "spins", a garupa deverá ser recoberta por boa camada muscular e ter a sua altura regulando com a altura das cruzes no topo da cernelha; do contrário o animal terá mais dificuldades em se reunir e em colocar a traseira abaixo da dianteira, no momento dos "esbarros".

É bom saber que o fundamento de rédeas é essencial para qualquer atividade que se faça com o cavalo montado. Indo adiante, se o interesse for no treinamento em apartação, o animal que possuir uma estrutura menor, uma linha de dorso mais curta e a garupa mais elevada, terá mais facilidades em executar as manobras de espelho com a rês, que exigem agilidade, impulsão e resistência, além do senso de gado, que é a vontade que nasce com ele de se comportar de maneira confortável e sem medo na presença dos bovinos. Em provas de velocidade, além da uma boa relação entre os mecanismos de tração e compressão nos locomotores, a musculatura dianteira das espáduas, deverá ser bem definida e a de traseira enfatizada pelo "empurrador", a musculatura das nádegas, que é a mola propulsora na hora da arrancada; é bem vindo uma linha de dorso mais longelínea e de fundamental importância um bom arqueamento de costelas, que é um indicativo de boa capacidade pulmonar.

Temperamento - Ele é um fator transmitido aos seus descendentes através dos cruzamentos, mas pode ser trabalhado durante o crescimento para ter seus efeitos negativos controlados e quase imperceptíveis na fase adulta. Todo o processo começa com o primeiro contato do animal com o ser humano; depois da sua mãe, evidentemente.

O tratador deverá estabelecer os primeiros vínculos com o potrinho já nas primeiras horas de vida. Fazer com que ele não se importe com sua presença, já pode ser considerado um bom começo. No decorrer da sua infância, os laços deverão ser estreitados ainda mais, fazendo com que o contato físico seja uma constante, pois no futuro esse procedimento se refletirá na hora da escovação, da tosquia, do casqueamento, dos passeios, do embarque e desembarque e na hora de colocar a sela.

Animais equilibrados, que se deixam pegar, manipular ... facilitam o processo de doma, de manejo e o aprendizado específico.

Contudo, como na raça humana, no meio dos normais, existem também os indivíduos inseguros, os medrosos os agressivos e os rebeldes. Nesse caso, para cada tipo de atividade sempre haverá algum caractere que poderá ser desprezado ou não levado em consideração na hora da escolha, como por exemplo: os itens acima não tem o mesmo valor se aplicados separadamente para cavalos de corrida e de apartação. Os de corrida poderiam, sem problemas, ser ansiosos e agressivos, já os destinados a apartação não.


Capacidade de aprendizado - Analisado a morfologia e o temperamento, o terceiro passo é avaliar a concentração ou a falta dela no animal, como se analisa um bom aluno. Todo cavalo jovem tem suas curiosidades e por conta disso se torna apreensivo, irreverente e reluta um pouco em aceitar a "rotina" do serviço. Isso mascara um pouco a interpretação do adestrador. No entanto, esse desconto que normalmente é dado, deve ser apreciado com cuidado. O ideal é que o aprendizado decorra com serenidade, sem retrocessos e com uma solução de continuidade, que permita no dia seguinte aproveitar pelo menos 50% do que foi aprendido no dia anterior. Esse é o perfil psicológico ideal que esperamos de um animal na fase inicial de treinamento.

Desvios de comportamento do tipo aerofagia, ranger de dentes, roer madeira, balançar de pescoço e morder freio, são indesejáveis num cavalo de performance, embora existam muitos animais nessas condições produzindo índices e ganhando prêmios em competições.

Material humano empregado no treinamento - O emprego de profissionais especializados é de fundamental importância, pois eles possuem um "sexto sentido" nato, que normalmente não é encontrado em todo mundo que gosta de cavalos. Pessoas que têm contato com animais no seu dia a dia, vão saber interpretar as informações acima e apontar com segurança os indivíduos que devem prosseguir, retroceder ou interromper um treinamento. Fazendo o proprietário investir somente em quem for viável.



Com esse pensamento, todos os cavalos Quarto de Milha, por exemplo, independentes da linhagem a qual fazem parte, têm condições de serem avaliados em pé de igualdade. No entanto, ao se observar o genótipo, aumentam as chances de acerto na hora da compra. Mas o que vem a ser um pedigree? Nada mais que um indicativo de que irmãos, pais ou avós foram acasalados intencionalmente com um determinado objetivo; se afastando ou se aproximando de resultados significativos.

Sendo assim, o que no pedigree dos famosos indica uma "aptidão nata", no dos menos conhecidos é bom lembrar, que não existe nada que possa reprova-los na função; só a falta de tentativa e a falta de visão.

Gustavo Bergqvist
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 39
Data de inscrição : 04/09/2008

https://alentrens.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos