Fórum Equestre - A Paixão pelo Cavalo!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Duvidas sobre cavalos registrados e cor de pelagem
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyTer Jul 22, 2014 11:51 pm por Jéssica Maciel

» Comprar um poldro
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyQui Out 24, 2013 3:31 am por geferson santos silva

» Aguamento tem cura total?
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyDom Out 06, 2013 6:12 am por luizfernandosilvy

» Licenciatura em Equinicultura - Escola Superior Agrária de Elvas/IPP
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyDom Ago 04, 2013 11:31 pm por GIC

» Agrária de Elvas inaugura Centro de Enfermagem Veterinária
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptySex Jul 12, 2013 4:56 pm por GIC

» Caimbras no cavalo
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyTer Out 30, 2012 2:32 am por Luiz Michel dos Santos

» Dificuldade
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyQua Jul 25, 2012 2:50 pm por Zagalote

» Lic. em Equinicultura na Escola Superior Agrária de Elvas
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyTer Jun 12, 2012 2:27 pm por GIC

» A Língua Silenciosa dos Centauros
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyQui Jan 26, 2012 8:03 pm por magali

» Aluguel de Baias/Cocheira
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptySeg Out 24, 2011 4:32 pm por samy

» Puro Sangue Lusitano
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyQua Set 07, 2011 7:23 pm por claudia almeida

» Os EUA ameaçam acabar com cavalos selvagens!!!
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptySáb Jul 02, 2011 5:01 pm por italo resende

» LICENCIATURA EM EQUINICULTURA - ANO LECTIVO 2011/12
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyTer Jun 28, 2011 1:38 pm por GIC

» Partilhar penso de Cavalo
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyQui Jun 09, 2011 12:12 am por Vitor Rita Diniz

» Vendo ração hormonizada 80%
Appaloosa - O Gene Primitivo EmptyDom Abr 10, 2011 3:02 pm por comercialjocafa

Sabor & Tradição


Todo a tradição do sabor no seu novo Pronto-a-Comer

Visite-nos e disfrute de um espaço
onde encontra a côr,
o aroma
e o sabor
que sempre desejou!

Agora no Pinhal Novo

www.saboretradicao.com
saboretradicao@gmail.com

 
Quinta do Monte Novo

Appaloosa - O Gene Primitivo Mapa13

Quinta Do Monte Novo

A Quinta do Monte Novo é uma empresa do sector industrial e comercial


Conheça a nossa gama de produtos:
Arte Equestre



  • Selas e Selins
  • Artigos para Equitação
  • Artesanato
  • Peles
  • Louças Regionais
  • Cobres e Estanhos
  • Capotes Alentejanos
  • Artigos de Caça

Rua Diogo Cão, n.º 17,
7000 Évora
Telefone: 266 704 609
Fax: 266 704 609


Appaloosa - O Gene Primitivo

3 participantes

Ir para baixo

Appaloosa - O Gene Primitivo Empty Appaloosa - O Gene Primitivo

Mensagem  HermanoJose Qui Set 18, 2008 4:00 pm

Já agora deixo também sobre uma raça que não é muito vulgar encontrar, mas que me interessa exactamente por isso: o cavalo Appaloosa!


Appaloosa - O Gene Primitivo Apallo10

O gene que faz o cavalo malhado é tão antigo quanto o próprio eqüídeo mas, o crédito pela criação de uma raça distintiva de pelagem mosqueada cabe modernamente aos índios Nez Percé da América do Norte, que vivem no noroeste Nez Percé da AMérica do Norte, que viviam no noroeste do atual estado do Oregon. Suas terras incluíam o vale do rio Palouse (ou Palousy), e foi o rio que deu nome aos cavalos.

Geneticamente, os animais tinham sangue Árabe, Berbere e a fusão destes com os autóctones, ibéricos, o Andaluz. Os animais que traziam na sua carga genética esta peculiaridade de pelagem, provavelmente eram descendentes de Árabes de origem persa.

Todos os eqüinos das Américas descendem dos cavalos reintroduzidos pelos conquistadores ibéricos. Os indígenas norte- americanos capturaram eqüinos trazidos pelos exércitos espanhóis que invadiram o México.

Appaloosa - O Gene Primitivo Apallo11

A raça desenvolveu-se no século XVIII, com base nos cavalos trazidos pelos espanhõis. Nesse lote havia exemplares de pelagem salpicada descendentes remotos de cavalos da África Central. Os Nez Percé, que eram grandes criadores de cavalos, praticavam rigorosas políticas seletivas. Finalmente obtiveram um cavalo capacitado para qualquer trabalho, de aspecto inconfundível, além de essencialmente prático.

Em 1877, a tribo e a manada quase foram exterminadas quando o governo da União ocupou as reservas. Todavia, em 1938, com a fundação do Appaloosa Horse Club, em Moscow, Idaho, a raça começou a renascer das cinzas. Seu registro é hoje o terceiro mais numeroso do mundo.

No Brasil, a raça foi introduzida pelo criador Carlos Raul Consoni, na década de 70, em São Paulo.

Appaloosa - O Gene Primitivo Apallo12

Um Appaloosa é identificado, de imediato, pelas pintas que apresenta na sua pelagem, usualmente concentradas numa região do corpo, como a garupa, mas pode apresentar-se com pintas em todo o corpo.

Em termos de estrutura, é semelhante ao Quarto de Milha de lida, ou seja, um animal mais troncudo do que longilíneo, apresentando sólida ossatura. Os olhos possuem esclerótica branca em torno da íris; a cabeça de desenho refinado, com caráter distintivo; a pele do nariz conspicuamente mosqueada; possue lineamente compacto, com quarto robusto, resultado da introdução de sangue quarto de milha; os membros são adequados, um pré-requisito de qualidade e os cascos são duros, em geral com listras verticais. Altura: de 1,42 a 1,52m.

Appaloosa - O Gene Primitivo Apallo13

O Appaloosa moderno é reprodutor, mas também animal de competição (corrida e salto), notável pela resistência, vigor e boa índole.

Praticamente qualquer fundo básico sobre o qual se apresentem as pintas, que podem ser claras ou escuras, para contrastar. Há cinco pelagens oficiais de Apaloosa: blanket (cobertor), marble (mármore), leopard (leopardo), snowflake (floco de neve) e frost (geada). O Appaloosa é dócil, ágil e vigoroso, um excelente animal de lida, além de ser cultivado por simples motivos estéticos.




ONDE ENCONTRAR MAIS SOBRE O ASSUNTO....

Appaloosa Horse Club - http://www.appaloosa.com/
HermanoJose
HermanoJose

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Appaloosa - O Gene Primitivo Empty Appaloosa caricato

Mensagem  Taniae Qui Set 18, 2008 8:42 pm

É um cavalo de facto caricato, parece um ''cavalo de brincadeira'', dos filmes de Indios. E posso dizer que já vivi experiências peculiares graças a essa pelagem. Há uns dois anos, participei com a minha família numa Romaria e nesse belo ano, havia um belo cavalo de Raça Apaloosa, posso dizer que sempre que o meu cavalo chamado de trovão (russo) se cruzava com o belo Apaloosa, morria de medo, e ficava super nervoso, :shock: não sei se por ser uma pelagem pouco comum, ou por qualquer outro motivo que ele entendia, umas duas vezes que quase fui mandada ao chão, pelo trovão que nunca se assusta com nada. Very Happy
Taniae
Taniae

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Appaloosa - O Gene Primitivo Empty Re: Appaloosa - O Gene Primitivo

Mensagem  Dominador Ter Set 23, 2008 7:08 pm

Taniae escreveu:É um cavalo de facto caricato, parece um ''cavalo de brincadeira'', dos filmes de Indios. E posso dizer que já vivi experiências peculiares graças a essa pelagem. Há uns dois anos, participei com a minha família numa Romaria e nesse belo ano, havia um belo cavalo de Raça Apaloosa, posso dizer que sempre que o meu cavalo chamado de trovão (russo) se cruzava com o belo Apaloosa, morria de medo, e ficava super nervoso, :shock: não sei se por ser uma pelagem pouco comum, ou por qualquer outro motivo que ele entendia, umas duas vezes que quase fui mandada ao chão, pelo trovão que nunca se assusta com nada. Very Happy

Essa eu nunca tinha ouvido contar!! Very Happy

Com que então um cavalo com medo de um malhado?? Seria por lhe ser estranho ou por outro motivo qualquer? Já tenho visto muitos cavalos malhados ao pé de outros, ate em romarias e passeios equestres e nunca vi nada assim Very Happy

Sera que se sentia ameaçado por o outro se mostrar mais dominante?

Dominador

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Appaloosa - O Gene Primitivo Empty Re: Appaloosa - O Gene Primitivo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos